sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Programa Mais Educação: apresentação do planejamento 2010.

O encontro realizado no dia 24 na sala de vídeo da escola, contou com a participação de aproximadamente 50 pais para conhecerem a estrutura (humana e física) do Programa Mais Educação deste ano. Os estudantes participantes do ciclo 3 ano 1 e uma parte do ciclo 3 ano 2, irão participar de oficinas como: matemática, artes plásticas, mídias, teatro, esportes, letramento e meio ambiente; no qual todos terão interligação com o tema "Movimento de Cultura Popular" e com as oficinas participantes.

Os estudantes serão divididos em dois grandes grupos (A e B) que frequentarão as oficinas no seguinte modelo: o grupo "A" participará das oficinas nos dias de segunda e quarta, enquanto que o grupo "B" participará nos dias de terça e quinta; nas sextas, os grupos serão alternados e cada 15 dias terão participação das oficinas de artes plásticas e esportes. No segundo semestre os dias inverterão, passando o grupo "A" para os dias de terça e quinta; e o grupo "B" para os dias de segunda e quarta.

O "Programa" que tem iníco no dia 01 de março apresenta uma novidade que é a inclusão dos estudantes do ciclo 2 ano 2, no qual terão no horário da tarde reforço em matemática e letramento, assim como, atividades de esportes e artes plástica.

Imagens: Cavalcanti, 2010.



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Capacitação: descritores e avaliação.


A escola, em parceria com a Escola Municipal Dr. Rodolfo Aureliano, realizou mais uma etapa da capacitação dos professores. Etapa que teve início no final de 2008, e até o momento apresentou 3 encontros, com o tema "Descritores e Avaliação".

No primeiro momento, foi realizado uma retomada do que foi discutido em julho de 2009 (segunda capacitação), no qual foram apresentadas as dificuldades dos alunos e os indicares da falta de aprendizagem, as possíveis intervenções pedagógicas. Ao retomar as discussões, os professores de todos os componentes curriculares, puderam expor suas intervenções e avaliações (positivas e/ou negativas) dos processos apontados no ano passado.



No segundo momento (horário da tarde), a capacitação apresentou como tema "Avaliação", no qual foram descritos e analisados os processos de avaliação; dentre os quais foram analisados, observados e discutidos pelos professores presentes, tanto de forma prática (com os colegas de componente curricular) como nos momentos expositivos.
Como a capacitação apresentou uma evolução, os gestores das escolas participantes, irão marcar mais um encontro após o carnaval para serem analisadas os processos avaliativos iniciais aplicados pelos professores das escolas.


Fotos: Cavalcanti, 2010.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Reunião Pedagógica: informes e elaboração de propostas de ações para o projeto político pedagógico, 2010.

Com o início das aulas na quinta-feira (04/02), a escola apresentou aos professores dos três turnos (manhã, tarde e noite) as propostas do ano letivo corrente. No qual, apresentou a nova tutora do Programa Mais Educação e inclusão das turmas do ciclo 2 ano 2 no programa, atuando no horário da tarde; o novo horário do turno da tarde que volta ser o mesmo de 2008 (13:30 às 18:00); o retorno das atividades de Educação Física dos alunos do ciclo 3 e 4 para o primeiro turno; e livros para o Módulo II.
Ao final da apresentação, os professores reuniram-se para a elaboração de ações para o Projeto Político Pedagógico 2010 da escola (imagem abaixo).



Os professores elaboraram as ações baseadas em quatro propostas:

1. Elevar o nível de aprendizagem dos alunos;
2. Estimular a leitura;
3. Reestruturar as atividades propostas nas oficinas ; e
4. Melhorar as relações interpessoais.

Por fim, os professores discutiram as ações sugeridas e o período de realização das mesmas, para que o ano de 2010, a escola junto com os professores, elaborem trabalhos educacionais promovendo a qualidade do ensino.

Fotos: Cavalcanti, 2010.