domingo, 20 de junho de 2010

Olimpíada da Língua Portuguesa


Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Olimpíada da Língua Portuguesa, com iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) apresenta como objetivo contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
Em 2008, o Escrevendo o Futuro se tornou a Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro, e em 2010, participarão do programa professores e alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.





Dessa forma, a Escola M Arraial Novo do Bom Jesus, por meio da Professora Betânia, está realizando trabalhos visando a Olimpíada supramencionada, haja vista que apresenta como tema deste ano é: "O lugar onde vivo", a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.



O trabalho desenvolvido com os estudantes do ciclo II ano 2, irá promover a leitura e escrita dos mesmos. O gênero poema, tipo textual no qual os estudantes do quinto e sexto anos (quarta e quinta séries) concorrerão este ano, permite avanços significativos no tocante aos textos orais quanto aos escritos desenvolvidos pelos estudantes. Dessa maneira, muitas dificuldades detectadas nesses textos estão superadas a cada oficina realizada.




Contudo, o trabalhado desenvolvido junto com os estudantes está em fase de conclusão, portanto, é observado um grande entusiasmo dos mesmos e da Professora em participar de cada oficina, já que, observa-se crianças mais participativas e melhorando a aprendizagem, seja na leitura e/ou escrita.

Nenhum comentário: