sábado, 5 de junho de 2010

Projeto Plantar

Com as constantes diminuição dos espaços verdes nas áreas urbanas. O Programa Mais Educação, por meio da Oficina de Meio Ambiente, propos a realização o "Projeto Plantar". O projeto apresenta como objetivo o de sensibilizar os estudantes ao incentivo de aumentar os espaços verdes da comunidade, por intemédio (inicialmente) de plantação de leguminosas, como milho, fava, feijão, dentre outras.


Outro fator que chamava atenção por parte de alguns estudantes foi a quantidade de copos de plásticos descartados de forma inadequada nos momentos da merenda, o que proporcionou o recolhimento dos mesmos para utilização como base para as mudas plantadas. Desta forma, os estudantes do Programa Mais Educação iniciaram o plantio das primeiras mudas utilizando algumas sementes, terra e copos de plástico.




Após as sementes serem colocadas nos respectivos copos de plásticos, os estudantes improvisaram um espaço com proteção em tela para evitar que as chuvas não danificassem as mudas. Para a confecção do espaço supramencionado, foram utilzados materiais que seriam descartados pela escola por desgaste, como uma porta para base, cabos de vassoura para suporte da tela e "anéis" de garrafas PET para prender a tela nos cabos de vassoura.






Com os cuidados dos próprios estudantes, com a supervisão do Monitor de Meio Ambiente, Ricardo Alexandre, as mudas foram regadas todos os dias durante uma semana e o resultado de tanto cuidado e carinho com as mudas foi o desenvolvimento das mudas em um curto período de tempo. Por meio do crescimento rápido das mudas, os estudantes levaram para as suas casas as mesmas, o prósito era que as mudas fossem distribuidas pelos estudantes do Programa Mais Educação nos festejos juninos da escola, que acontecerá dia 22/06, para os estudantes dos outros ciclos.



Desta feita, os estudantes plantaram novas mudas para que sejam distribuidas na festividades supramencionada na barraca destina ao Programa Mais Educação.


Imagens: Cavalcanti, 2010.

Um comentário:

Thelma Regina Siqueira Linhares disse...

Oi gente! Parabéns pela iniciativa do Projeto Plantar! Cada um/uma fazendo sua parte, no final, juntando fica maior. Muito boa a socialização no blog da E. M. Arraial Novo do Bom Jesus. O nosso planeta Terra agradece. Thelma Regina