segunda-feira, 17 de maio de 2010

Programa Mais Educação: a percepção dos estudantes do bairro sob a ótica matemática, ambiental e fotográfica.

Na manhã desta segunda-feira (10/05), aproximadamente 30 estudantes do Programa Mais Educação conheceram o bairro no qual vivenciam o seu cotidiano no bairro sob a ótica das oficinas de Meio Ambiente, Matemática e Mídias.



Inicialmente, os estudantes vivenciaram a história do bairro em visita a Praça Arraial Novo do Bom Jesus que fica localizada ao lado da escola, haja vista que o espaço no período colonial era um engenho, assim como o bairro do Cordeiro e os bairros vizinhos (Engenho do Meio, Várzea, Madalena, dentre outros). A Praça que é utilizada por muitos estudantes da instituição agora terá um novo olhar, já que o contato direto e com os relatos dos próprios estudantes somou em mais o aprendizado.




Por meio dos artifícios matemáticos e da percepção, os estudantes visitaram a feira livre. A priori foi estabelecida uma quantia em dinheiro (de forma imaginária), no qual os estudantes tinham como objetivo pesquisar os preços dos alimentos disponíveis para venda e observar a quantidade que poderiam comprar com quantia estabelecida.



Em consonância, os estudantes pesquisaram o local de origem dos alimentos e as formas que são manipulados pelos vendedores. A percepção ambiental dos estudantes com as socializações em sala foram fundamentais para o desenvolvimento desta etapa.



Enquanto alguns estudantes realizavam as pesquisas necessárias, outros registravam toda ação pelo olhar digital, no qual estavam munidos da máquina fotográfica e/ou do equipamento de filmagem. Por meio das fotografias feitas pelos estudantes, a escola pretende inicialmente fazer uma exposição na escola para que os outros estudantes atentem para os problemas e/ou as qualidades encontrados no bairro (em seu cotidiano) para que possam melhorar e/ou divulgar o que o bairro apresenta.

Confira algumas fotografias realizadas pelos estudantes do Programa Mais Educação:









Por meio deste trabalho no bairro, os estudantes puderam perceber a interligação das oficinas realizadas na escola com o cotidiano.


Ao final do trabalho de campo, os estudantes realizaram relatos escritos como forma de percepção do movimento do bairro, em relação aos conhecimentos matemáticos, ambientais e fotográficos.


Imagens: Estudantes do Programa Mais Educação; Cavalcanti.

Nenhum comentário: