O projeto do Cineclube teve início em Abril de 2010, com a primeira exibição. O filme escolhido para a sessão inicial foi "Tempos Modernos", umas das maiores obras do lendário Charles Chaplin. O filme fez com que os estudantes se divertirem, do início ao fim, enquanto percebiam e refletiam sobre as condições de vida dos trabalhadores nas fábricas do passado.
Confira abaixo os relatos dos estudantes Adjamir Júnior Maria Eduarda sobre o filme "Tempos Modernos":
“Entendi que Charles Chaplin fazia filmes muitos engraçados e que também não possuíam cores e palavras, tudo era mudo e preto e branco, diferente do dia de hoje que possuem cores e palavras” Adjamir Júnior, Ciclo III Ano I Turma “A”
“O filme tinha uma fábrica muito antiga, agora no nosso tempo não tem filmes em preto e branco. Nos tempos deles tinham várias coisas diferentes, como as casas, as pessoas e etc. Eu entendi também que tinha uma fábrica muito antiga e tinha um personagem muito engraçado” Maria Eduarda, Ciclo III Ano I Turma “A”
“Entendi que João Grillo e Chicó eram muito mentirosos, e frouxos. Tinham medo de tudo. Eles moravam no Sertão e falavam rápido. Teve uma guerra com os cangaceiros e um dos cangaceiros deu um tiro em João Grillo que morreu. Chicó casou com Rosinha, que largou o pai pra ficar com Chicó, e eles foram indo pelo caminho, quando encontraram um mendigo e deram um pedaço de pão pra ele”. Gabriel, Ciclo III Ano I Turma “C”.
“Entendi que esse filme relata um pouco sobre os personagens que moram no interior. Essas pessoas usam chapéu de couro e as roupas são diferentes das pessoas do meu bairro. As pessoas desse filme eram pobres e sem condições para comprar coisas boas”. Aline, Ciclo III Ano I Turma “B”.
“Eu percebi que a qualidade de vida no Sertão é muito difícil e que João Grillo é muito esperto e tirava proveito de tudo. Chicó é muito medroso”. Mayara, Ciclo III Ano I Turma “A”.
E neste mês, o Cineclube Arraial Novo exibirá o filme "Wall-e", no qual conta a seguinte história:
"Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada."
2 comentários:
Oi gente! Muito legal o Cineclube Arraial Novo! Os/as estudantes devem curtir bastante e os comentários sobre os filmes vistos devem render muita conversa e debate! Os depoimentos estão muito interessantes! Thelma Regina
O meu não é um comentário, sou do Estado do Rio de Janeiro, Paracambi, minha escola tem o Cine Clube do mais Educação e gostaria muito de ter uma ajuda desta escola que possui o cine clube, com ideias para que eu possa fazer direito e acontecer. Já é a segunda vez que benho a este blog. Me chamo Denise e coordeno o Mais Educação de minha escola, Municipal Prefieo Nicola Salzano.
Postar um comentário